Página Principal
Português   English   Français   Español   
 
Nº 5 - Outubro 2007
»» Novas soluções

A BCU 500 é a Unidade de Automação e Controlo de Painéis de Subestações, compatível com a norma CEI 61850. A BCU 500 utiliza um hardware e software de nova geração, compatível com o CLP 500, a plataforma distribuída de supervisão, controlo e protecção da EFACEC.

A nova Unidade é baseada numa arquitectura com múltiplos processadores, incluindo a componente de processamento digital de sinal. A sua arquitectura permite-lhe dispor de múltiplas configurações de entrada/saída, escaláveis, caracterizadas da seguinte forma:
- Até 256 entradas digitais, com tensões de entrada configuráveis por carta de entradas
- Até 128 saídas digitais, podendo ter saídas com tempo de actuação inferior a 50 µs
- Até 24 entradas analógicas directas (CA), com 256 amostras por ciclo
- Até 32 entradas analógicas CC, com níveis de entrada configuráveis por software

A carta de CPU também dispõe de 8 entradas digitais, bem como de 8 saídas digitais.

A aquisição de entradas analógicas directas permite extrair as componentes simétricas, frequência, potências activas e reactivas, energias activas e reactivas, factor de potência, etc.

Quanto às interfaces de comunicação, a BCU 500 assegura ligações Ethernet redundantes: 10BaseT, 10BaseTx e 100BaseFx. Dispõe de uma porta série frontal RS232, isolada. Pode ter ainda até 2 portas série RS232 ou RS485 traseiras, isoladas, ou fibra óptica de vidro ou plástico.

A sincronização da BCU 500 pode ser realizada via rede Ethernet através de SNTP, via protocolo de comunicações, ou através de um sinal IRIG-B.

A BCU 500 implementa funções de detecção de defeitos (máximo de corrente de fase e de corrente homopolar), bem como de verificação de sincronismo, detecção de mínimo e máximo de tensão, detecção de mínimo e máximo de frequência, oscilografia (até 1,5 minutos em formato COMTRADE), diagrama de cargas e registo de eventos.

Dispõe ainda de funções de automatismo, programadas de acordo com a norma CEI 61131-3.

A BCU 500 dispõe de uma interface humana máquina, a qual inclui botões de navegação e selecção, de reconhecimento de alarmes, bem como um ecrã LCD a cores para visualização da lista de alarmes, menus e diagramas unifilares de painel.

O ambiente de configuração é o Automation Studio.

Unidade de Controlo de Painel da EFACEC