Página Principal
Automação de Sistemas de Energia     
Nº 12 - Julho 2009
»» Implementação de novos projectos
    - Início da instalação de 500 SmartGate, no âmbito do Projecto InovGrid
    - Subestação de Entroncamento da REFER, Portugal
    - Subestação de Lavos da REN, Portugal
 


Início da instalação de 500 SmartGate, no âmbito do Projecto InovGrid

A EDP deu início à instalação do primeiro conjunto de dispositivos SmartGate fornecidos pela Efacec, no âmbito do Projecto InovGrid.

Está prevista a instalação de 500 dispositivos até ao final do ano, os quais têm a função principal de controlar postos MT/BT, bem como de concentrar informação de contagem proveniente de 50.000 contadores inteligentes, as Energy Boxes, numa média de 100 por SmartGate, de acordo com a actual especificação de projecto.
 
   
   
Pormenores da instalação de um dispositivo SmartGate num posto MT/BT, tarefa a cargo de pessoal da EDP           
 
Com o arranque da instalação dos dispositivos SmartGate, dá-se início à fase de aplicação industrial do conjunto de soluções desenvolvidas pelos parceiros do projecto InovGrid, no qual a Efacec desempenha um papel importante, não apenas ao nível da componente de automação de postos MT/BT e de gestão das comunicações e serviços com os novos contadores inteligentes, mas também ao nível das soluções SCADA/DMS, no âmbito da gestão de Redes Eléctricas de Distribuição.
 
www.edp.pt


Subestação de Entroncamento da REFER, Portugal

Durante o segundo trimestre de 2009, a unidade de negócios Automação, conjuntamente com a unidade Transportes, concluiu os trabalhos referentes à remodelação da Subestação de Entroncamento da REFER.

A REFER gere a infra-estrutura ferroviária portuguesa, nomeadamente na componente de tracção eléctrica (catenária e subestações).

O âmbito de fornecimento da Efacec compreendeu o fornecimento e instalação de sistemas baseados na plataforma CLP 500. A arquitectura dos sistemas fornecidos inclui unidades centrais redundantes, com a particularidade de integrar protecções digitais de terceiros, as quais comunicam com as unidades centrais através dos protocolos de comunicação CEI 61850 e DNP 3.0.

As soluções propostas pela Efacec permitem obter custos mais baixos de instalação, de ensaio e de manutenção, o que as torna mais atractivas, do ponto de vista técnico e económico. A sua elevada modularidade e disponibilidade assegura-lhes excelentes perspectivas quanto à respectiva utilização futura em redes de alta velocidade.

A conclusão deste projecto é um testemunho da eficácia da Efacec na implementação de projectos importantes deste tipo, resultantes da confiança e reconhecimento que empresas como a REFER têm vindo a manifestar pelas soluções Efacec.

Vista interior da subetsação
 
www.refer.pt


Subestação de Lavos da REN, Portugal

Durante o segundo trimestre de 2009, a unidade de negócios Automação da Efacec concluiu os trabalhos referentes à Subestação de Lavos da REN.

A REN é a empresa concessionária da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica, em Portugal, cabendo-lhe gerir e efectuar o respectivo planeamento, construção, operação e manutenção, a par de efectuar a gestão técnica global do Sistema Eléctrico Nacional.

A subestação de Lavos é composta por dois níveis de tensão: 400 kV com painéis em configuração de disjuntor e meio e 60 kV em configuração convencional. Uma parte da subestação foi remodelada tendo também sido integrados painéis novos.

O âmbito do nosso fornecimento constou num sistema de comando, controlo e protecção de subestações baseado na plataforma CLP 500SCC, integrando protecções de terceiras partes.

A solução instalada distingue-se pela sua componente tecnológica, definida de acordo com a especificação da REN, a qual exigia um sistema de elevada complexidade técnica. Todos os sistemas são funcionalmente compatíveis com as soluções já implementadas pela Efacec em projectos anteriores da REN.

Vista exterior da subetsação
 
www.ren.pt