Durante o segundo trimestre de 2009, a unidade de negócios Automação, conjuntamente com a unidade Transportes, concluiu os trabalhos referentes à remodelação da Subestação de Entroncamento da REFER.
A REFER gere a infra-estrutura ferroviária portuguesa, nomeadamente na componente de tracção eléctrica (catenária e subestações).
O âmbito de fornecimento da Efacec compreendeu o fornecimento e instalação de sistemas baseados na plataforma CLP 500. A arquitectura dos sistemas fornecidos inclui unidades centrais redundantes, com a particularidade de integrar protecções digitais de terceiros, as quais comunicam com as unidades centrais através dos protocolos de comunicação CEI 61850 e DNP 3.0.
As soluções propostas pela Efacec permitem obter custos mais baixos de instalação, de ensaio e de manutenção, o que as torna mais atractivas, do ponto de vista técnico e económico. A sua elevada modularidade e disponibilidade assegura-lhes excelentes perspectivas quanto à respectiva utilização futura em redes de alta velocidade.
A conclusão deste projecto é um testemunho da eficácia da Efacec na implementação de projectos importantes deste tipo, resultantes da confiança e reconhecimento que empresas como a REFER têm vindo a manifestar pelas soluções Efacec. |