Página Principal
Português   English   Français   Español   
 
Nº 6 - Janeiro 2008

 

»» Participação da EFACEC no Projecto InovGrid, lançado pela EDP
Em Outubro de 2007, a EDP anunciou o Projecto InovGrid, o qual tem como objectivo atender às grandes mudanças que actualmente se perspectivam no sector eléctrico.

Este projecto foi apresentado numa sessão pública, cujo anúncio foi efectuado pelo Dr. António Mexia, Presidente Executivo da EDP, na qual estiveram presentes os presidentes de todas as instituições que nele participam: EDP Inovação, EFACEC, INESC Porto, JANZ e EDINFOR. Na cerimónia, esteve também presente o Dr. Manuel Pinho, Ministro da Economia, em representação do governo português.

O projecto encontrou motivação nas mais valias que caracterizam as novas formas de geração de energia, nomeadamente as renováveis e distribuídas, e a sua implicação na rede de Distribuição, bem como na satisfação das necessidades de Telecontagem de energia dos clientes de Baixa tensão, de acordo com as directivas comunitárias.

Em resultado desta visão de futuro, a EDP, através da EDP Distribuição, assinou um protocolo com instituições portuguesas, nas quais se inclui a EFACEC, para criação de um novo modelo de interacção entre a rede eléctrica e os consumidores, os quais deverão passar a interagir mais entre si, num futuro próximo.

O foco do projecto InovGrid centrar-se-á no conceito das Smart Grids, com impacto directo ao nível da rede de distribuição, na qual serão reforçados os activos de gestão remota inteligente, dotando a rede de condições para o aumento da capacidade de geração dispersa.

O papel dos consumidores sairá reforçado, não apenas na óptica da microgeração, para a qual poderão vir a contribuir, com benefícios expectáveis resultantes do seu investimento, bem como na vertente da reformulação do seu papel activo na gestão do respectivo consumo energético, numa perspectiva DSM, promovendo a redução de custos em resultado de uma melhor eficiência energética.

Prevê-se igualmente outros benefícios para o consumidor, resultantes da disponibilização de novos serviços, novas tarifas e planos de preços, em linha com o objectivo de reduzir a respectiva factura de energia eléctrica, também com vantagens para os restantes agentes do sector eléctrico, uma vez que o projecto InovGrid promoverá a liberalização do mercado, tendo em vista também o MIBEL, a par do aumento da fiabilidade e da qualidade do fornecimento de energia, com expressão directa na redução de custos e perdas.

Esta iniciativa, cujo valor global de investimento poderá vir a ascender a cerca de 1.000 milhões de Euros, carrega em si a missão de alavancar novas oportunidades para a indústria nacional, nomeadamente no desenvolvimento ou criação de centros de competência, com impacto na dinamização da economia, traduzida em novos postos de trabalho, e também em experiência capaz de dotar a indústria nacional, na qual se enquadra a EFACEC, de mais valias e capacidade competitiva em mercados de exportação.

Para a EFACEC, esta parceria estratégica tem eco na missão da unidade de negócios de Automação, a qual tem vindo a participar activamente na renovação dos sistemas de gestão, e de supervisão e controlo remoto das redes de distribuição de energia da EDP, bem como dos sistemas de automação e controlo de algumas das principais centrais hidroeléctricas de Portugal, a par da implementação do respectivo despacho nacional.

Esta experiência foi, certamente, tida em conta pela EDP, pelo que na óptica da automação, a EFACEC revê-se como um parceiro de excelência ao nível do desafio e missão que a EDP definiu para o projecto InovGrid.

Assinatura do protocolo no âmbito do InovGrid, com a participação de Luís Filipe Pereira, Presidente Executivo da EFACEC

          Imagem: Cortesia da EDP