Em Outubro de 2007, entraram em serviço os Centros de Operação Regionais das redes eléctricas das empresas brasileiras BANDEIRANTE, ESCELSA e ENERSUL, do grupo Energias do Brasil, o qual pertence ao grupo português EDP. A realização desta obra esteve a cargo da EFACEC do Brasil, cuja tecnologia SCADA foi fornecida pela unidade de negócios Automação da EFACEC.
A cerimónia, que aconteceu no Centro de Operações da BANDEIRANTE, contou com a presença do então Director-Presidente da Energias do Brasil, Eng. António Martins da Costa.
A unidade de negócios Automação da EFACEC foi responsável pelo fornecimento e instalação de dois sistemas SCADA/EMS, baseados na plataforma SCATE X EMS.
A solução adoptada pelas empresas concessionárias permite operar o sistema de despacho da rede de energia a partir de qualquer uma das empresas, ESCELSA, ENERSUL e inclusive, pela BANDEIRANTE, cujo sistema SCADA/EMS foi também fornecido pela EFACEC e que se encontra em funcionamento desde 2003. Este projecto de integração dos três despachos da rede de energia, denominado Opera Energias, foi alvo de um complexo processo de padronização que permitiu nivelar a Operação das três empresas de energia eléctrica.