Página Principal
Português   English   Français   Español   
 
Nº 6 - Janeiro 2008
 
»» 
Entrada em serviço dos Centros de Operação Regionais das Redes da BANDEIRANTE, ESCELSA e ENERSUL, Brasil
Em Outubro de 2007, entraram em serviço os Centros de Operação Regionais das redes eléctricas das empresas brasileiras BANDEIRANTE, ESCELSA e ENERSUL, do grupo Energias do Brasil, o qual pertence ao grupo português EDP. A realização desta obra esteve a cargo da EFACEC do Brasil, cuja tecnologia SCADA foi fornecida pela unidade de negócios Automação da EFACEC.

A cerimónia, que aconteceu no Centro de Operações da BANDEIRANTE, contou com a presença do então Director-Presidente da Energias do Brasil, Eng. António Martins da Costa.

A unidade de negócios Automação da EFACEC foi responsável pelo fornecimento e instalação de dois  sistemas SCADA/EMS, baseados  na plataforma SCATE X EMS.

A solução adoptada pelas empresas concessionárias permite operar o sistema de despacho da rede de energia a partir de qualquer uma das empresas, ESCELSA, ENERSUL e inclusive, pela BANDEIRANTE, cujo sistema SCADA/EMS foi também fornecido pela EFACEC e que se encontra em funcionamento desde 2003. Este projecto de integração dos três despachos da rede de energia, denominado Opera Energias, foi alvo de um complexo processo de padronização que permitiu nivelar a Operação das três empresas de energia eléctrica.


Distâncias entre os Centros de Operação Regionais
Os Centros de Operação Regionais da BANDEIRANTE, ENERSUL e ESCELSA interligam-se através de canais de comunicação de elevada capacidade, suportados por protocolos standard, e adoptando servidores instalados em pontos geográficos estratégicos com bases de dados actualizadas em tempo real, dispondo de soluções tecnológicas de última geração.

Para que os sistemas instalados na ESCELSA e na ENERSUL disponham de um muito elevado índice de disponibilidade, foi prevista a implementação de uma arquitectura tolerante a catástrofes. Assim, para além dos sistemas redundantes localizados nos centros de operação principais dessas empresas, estão implementados centros de contingência (“Disaster Recovery Systems”), também com servidores SCADA/EMS redundantes, localizados estrategicamente em edifícios e localidades diferentes, permitindo a operação do sistema, a partir de qualquer centro, em situação normal ou mesmo em caso de recuperação após a ocorrência de um incidente ou situação de catástrofe.

A entrada em serviço destes centros reveste-se de elevada importância para a BANDEIRANTE, para a ESCELSA e para a ENERSUL, bem como para o Grupo EFACEC, o qual vê reforçado o seu leque de referências na área da gestão de redes eléctricas de energia, nomeadamente no Brasil.

O sucesso desta presença da EFACEC no Brasil resulta do esforço e competência dos seus activos humanos que trabalham nesse país, bem como da convergência de objectivos e da sinergia que a EFACEC do Brasil e a unidade de negócios Automação da EFACEC têm estabelecido e posto em prática, traduzidas no passado na implementação de um sistema semelhante para a AMPLA, empresa responsável pela rede eléctrica do Estado do Rio de Janeiro.

O sucesso mencionado também tem eco no que toca à equipa técnica de automação das empresas do Grupo Energias do Brasil, uma vez que a sua experiência e rigor criaram a sintonia necessária para terminar com sucesso este importante projecto da EFACEC.


Centro de Operações da ENERSUL

Centro de Operações da ESCELSA

Centro de Operações da BANDEIRANTE
Imagens: Cortesia da Energias do Brasil