Durante o último trimestre de 2007, a EFACEC concluiu a implementação de um sistema de Comando, Controlo e Protecção para a Subestação de Alqueva (400/60 kV) da REN (Redes Energéticas Nacionais), Portugal.
A subestação situa-se no Concelho de Portel, no Alentejo, junto à central hidroeléctrica de Alqueva localizada no Rio Guadiana, integrando-se na rede de transmissão da REN. Esta subestação interliga-se em 400 kV com a REE (Red Eléctrica de España) em Brovales, com a central hidroeléctrica de Alqueva e com a subestação de Ferreira do Alentejo, também da REN.
A subestação tem uma topologia de disjuntor e meio nos 400 kV e barramento duplo nos 60 kV, estando preparada para grandes expansões futuras, especialmente ao nível dos 400 kV.
A actual composição da subestação é a seguinte:
- Um módulo disjuntor e meio completo (linha-linha)
- Um módulo disjuntor e meio completo (transformador-linha)
- Um transformador EFACEC de 170 MVA, de fases dissociadas
- Três linhas de 60 kV, uma das quais para ligação à futura central foto-voltaica de Moura
- Um painel de inter-barras de 60 kV
O âmbito de fornecimento, do tipo chave na mão, compreendeu a colocação em serviço de um sistema de comando e controlo da EFACEC, integrando um sistema de protecção de terceiras partes.
O Sistema de Comando, Controlo e Protecção, baseado em CLP 500SCC, tem uma arquitectura constituída por duas redes de comunicações independentes, uma para o nível de 60 kV e outra para o nível de 400 kV.
Neste fornecimento foram utilizados os seguintes tipos de equipamentos da EFACEC:
- TPU S420 para implementação de automatismos e medidas
- SYNC 420 para execução de comandos e fecho sincronizado dos disjuntores
- UAC 420 para os serviços gerais e quadro de selecção de operador
- TPU TC420 para a regulação automática de tensão
- UA 500 para sinalização e agrupamento de alarmes, bem como para comunicação com protecções
via protocolo CEI 60870-5-103
Na arquitectura do sistema de protecções foram integrados equipamentos de terceiras partes, constantes no âmbito do nosso fornecimento. A respectiva integração ao nível das comunicações é uma tarefa usual para a EFACEC, uma vez que os sistemas baseados em CLP 500 permitem implementar diversos protocolos, do tipo standard ou proprietário, nomeadamente os que são implementados por outros fornecedores.