Página Principal
Português   English   Français   Español   
 
Nº 5 - Outubro 2007

»» Encomendas importantes

No terceiro trimestre de 2007, a EFACEC recebeu um conjunto de encomendas importantes, orçadas num valor total de cerca de 4,9 milhões de euros.

Destacam-se as seguintes encomendas:

Mercado nacional
- REN
- EDP

Mercado internacional
- EDELNOR, Peru

- MEW, Bahrain



REN


A EFACEC recebeu um conjunto de encomendas importantes da REN - Redes Energéticas Nacionais (Portugal) no valor total de cerca de 2,7 milhões de euros, do qual se destaca o fornecimento de um sistema de comando, controlo e protecção para a subestação de Lavos (400/60 kV).

A subestação de Lavos tem a seguinte configuração:
- As chegadas em 400 kV têm uma configuração de disjuntor e meio
- 8 painéis de linha de 400 kV
- 2 painéis de transformadores de 400/60 kV
- 1 painel de inter-barras de 60 kV
- 6 painéis de linha de 60 kV

O âmbito de fornecimento, do tipo chave na mão, compreende os seguintes sistemas:
- Sistema de comando e controlo do tipo CLP 500SCC;
- Sistema de protecção de terceiras partes.

A execução deste projecto é faseada, uma vez que parte da subestação se encontra já em exploração, também com soluções EFACEC.

A solução apresentada distingue-se pela sua componente tecnológica, definida de acordo com a especificação do Cliente, o qual exigia um sistema de elevada complexidade técnica.

Subestação da REN

Todos os sistemas são funcionalmente compatíveis com as soluções já implementadas pela EFACEC em projectos anteriores da REN. No entanto, as capacidades da arquitectura proposta permitem a implementação de novas funcionalidades, que poderão ser consideradas futuramente pela REN.

www.ren.pt


EDP


A EFACEC recebeu importantes encomendas da EDP – Energias de Portugal, no valor total de cerca de 1 milhão de euros, para fornecimento e montagem de sistemas de comando, controlo e protecção para diversas subestações de distribuição de energia.

Do amplo conjunto de fornecimentos destacam-se os seguintes:
-
Expansão de três painéis de linha MT na subestação Central do Tejo;
-
Um sistema de comando, controlo e protecção para a subestação de Quinta do Conde (60/15 kV), com integração de protecções digitais da EFACEC (em conformidade com a norma CEI 61850) e de terceiros;
-
Serviços de execução e configuração do sistema de comando, controlo e protecção, base de dados e sinópticos no âmbito da remodelação da subestação de Figueirinha (60 kV);
-
Um sistema de controlo integrado para a subestação de Sousa (60/15 kV), com integração de protecções digitais da EFACEC (protecção distância TPU L420);
-
Um sistema de comando integrado para a subestação de Monserrate (60/15 kV), com integração de protecções digitais da EFACEC e de terceiros;
-
Um sistema de comando integrado para a subestação de Braga (30/15 kV), com integração de protecções digitais da EFACEC (protecção distância TPU L420).

Interior de uma subestação da EDP

As soluções da EFACEC baseiam-se em arquitecturas distribuídas, suportadas na plataforma de comando, controlo e protecção CLP 500, integrando protecções numéricas que comunicam entre si.

As arquitecturas propostas pela EFACEC permitem obter custos mais baixos de instalação, de ensaios e de manutenção, o que torna as soluções mais atractivas quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista de investimento.

Este conjunto de projectos é reconhecido como um sinal de confiança, manifestado por parte da EDP relativamente à EFACEC, baseando-se na sua experiência, elevada competitividade e qualidade técnica das soluções desenvolvidas no âmbito dos sistemas de automação de subestações. Como testemunho dessa confiança, a EDP homologou recentemente a protecção distância TPU L420 da EFACEC, para utilização nas suas linhas AT.

www.edp.pt


EDELNOR, Peru


A EFACEC recebeu uma importante encomenda da EDELNOR (Peru), para o fornecimento de um sistema de comando, controlo e protecção para a nova subestação de Chillón (220/60/22,9 kV), no valor total de cerca de 700 mil de euros.

O âmbito de fornecimento para a EDELNOR compreende os seguintes sistemas:
- Sistema de comando, controlo e protecção baseado em CLP 500SCC;
- Sistema de automação com integração de unidades de controlo de painel BCU 500 da EFACEC, cuja implementação está em
   conformidade com a norma CEI 61850;
- Sistema de protecção de terceiros, integrado na plataforma CLP 500SCC da EFACEC.

A subestação de Chillón tem a seguinte configuração:
- Dois painéis de linha 220 kV
- Um painel de acoplamento de barras 220 kV
- Dois transformadores 220/60/10 kV
- Um painel de acoplamento de barras 60 kV
- Três painéis de linha 60 kV
- Um transformador 60/22,9 kV
- Três painéis de linha 22,9 kV

A EDELNOR é uma empresa peruana de serviço público de distribuição, transmissão e geração de energia. Actua na região norte da área de Lima Metropolitana, e na província de Callao, bem como nas províncias de Huaura, Huaral, Barranca e Oyón. Serve cerca de um milhão de clientes numa área de 2440 km2. A sua área de concessão compreende principalmente a zona industrial de Lima, bem como algumas zonas populosas da cidade.

Os sistemas oferecidos pela EFACEC acompanham as mais recentes tecnologias, segundo o estado da arte. Dispõem de arquitecturas modernas baseadas em sistemas abertos, integrando as mais recentes soluções de software e hardware da indústria, onde os componentes do sistema estão interligados via rede LAN, num ambiente cliente-servidor.

As principais características dos equipamentos que integram o âmbito de fornecimento são:
- Arquitectura flexível, que permite uma adaptação às necessidades especificas da subestação;
- Arquitectura modular, com processamento distribuído, que permite efectuar a ampliação futura, sem impacto no funcionamento do sistema em serviço;
- Arquitectura aberta que utiliza standards do mercado, em todos os níveis (hardware, software, base de dados, comunicações), o que permite uma fácil integração com equipamentos de diferentes fabricantes;
- Sistema de gestão de bases de dados relacionais;
- Utilização e configuração através da interface gráfica de utilizador, versátil e de fácil operação;

Esta importante encomenda vem reforçar a presença da EFACEC na América Latina, na oferta de soluções de comando, controlo e protecção de subestações.

Unidade de Controlo de Painel da EFACEC

www.edelnor.com.pe


MEW, Bahrain


A EFACEC recebeu uma encomenda da MEW (Ministry of Electricity and Water, Bahrain), via Cruickshanks (Reino Unido), no valor total de cerca de 500 mil euros para o fornecimento de sistemas de controlo integrado para as subestações de Marsa Al Bahrain (66/11 kV), Arcapita (66/11 kV), Khaleej Al Bahrain Shamal (66/11 kV) e Khaleej Al Bahrain Janoob (66/11 kV).

O âmbito de fornecimento da EFACEC baseia-se nas seguintes soluções:
- Sistema de comando, controlo e protecção, baseado em CLP 500SCC;
- Sistema de protecções de terceiras partes, integradas na plataforma
   CLP 500SCC através do protocolo Courier.

Esta encomenda vem confirmar a preferência da MEW pelos produtos da EFACEC, fornecidos através da Cruickshanks, a empresa escocesa de Engenharia nossa parceira no Bahrain.

Nos últimos anos, foram fornecidos vários sistemas de comando, controlo e protecção para subestações de 220/66/11 kV. Com as novas encomendas, o número total de sistemas baseados na plataforma CLP 500SCC atingirá o número de 13, um por subestação, dos quais 6 já se encontram em funcionamento.

Interior de uma subestação da MEW