Página Principal
Automação de Sistemas de Energia     
Nº 11 - Maio 2009
»» Recepção a duas empresas portuguesas na área da energia: REN e EDP

Durante o primeiro trimestre de 2009 tiveram lugar duas visitas importantes às instalações da Unidade de Negócios Automação da Efacec na Maia. Em Janeiro recebemos a REN, e em Fevereiro a EDP Distribuição.

A REN foi representada pelo seu Presidente, o Eng.º José Penedos e pelo Administrador Eng.º Vítor Batista.

A EDP Distribuição foi representada pelo seu Presidente, o Eng.º João Torres e pelos Administradores Eng.º Ângelo Sarmento e Eng.º Miguel Stillwell.

Ambas as visitas foram recebidas pelo Presidente Executivo da Efacec, Dr. Luís Filipe Pereira. As visitas tiveram como objectivo apresentar as mais recentes soluções da Efacec no âmbito da gestão e automação de redes de energia, quer no domínio da distribuição quer no da transmissão.

A cooperação da Unidade de Negócios Automação com a EDP decorre desde meados dos anos 80. Ao longo dos anos foram fornecidos sistemas SCADA para os centros de comando, sistemas integrados de protecção, comando e controlo para automação de subestações, assim como sistemas compactos para automação da distribuição. Mais recentemente, destaca-se a participação da Efacec no Projecto InovGrid, promovido pela EDP, focado no conceito das Smart Grids.


Pormenor de uma das visitas
 

A cooperação com a REN iniciou-se em meados dos anos 90, desde a criação da empresa como subsidiária da EDP. Ao longo dos anos foram fornecidos sistemas integrados de protecção, comando e controlo para a automação de subestações. Da recente cooperação entre as duas empresas destaca-se a participação da Efacec no Projecto Integra, com o qual se demonstrou a adequação da implementação de um Sistema de Automação de Subestações segundo a norma CEI 61850.

Tendo em conta as futuras necessidades da REN e da EDP e as tendências tecnológicas da indústria onde nos inserimos, a Unidade de Negócios Automação da Efacec continua a desenvolver as suas soluções de gestão, automação, controlo e protecção para redes eléctricas.