Página Principal
Automação de Sistemas de Energia     
Nº 11 - Maio 2009
»» Encomendas da REN, Portugal
    - Remodelação e expansão da subestação Zêzere
    - Fornecimento de um inovador sistema de monitorização remota (Wide-Area Monitoring System)
 


Remodelação e expansão da subestação Zêzere

A unidade de negócios Automação da Efacec recebeu da REN uma importante encomenda para o fornecimento de sistemas e serviços para a remodelação e expansão da subestação Zêzere de 220/150/60 kV.

O fornecimento, do tipo chave na mão, compreende um sistema de comando, controlo e protecção, baseado na plataforma CLP 500SCC, integrando um sistema de protecção de terceiras partes, assim como um sistema SCADA da Efacec, baseado em SCATE X, para o posto de comando local.

A subestação de Zêzere integra-se na rede de transmissão da REN, na Região Centro de Portugal. A ampliação da subestação engloba os seguintes novos painéis:
- 1 Painel de transformador 220/60 kV
- 1 Painel de linha 60 kV

Esta encomenda confirma, uma vez mais, a preferência da REN pelas nossas soluções e serviços, mostrando assim o reconhecimento e a confiança pelos sistemas de comando, controlo e protecção da Efacec.


Interior de uma subestação da REN

 



Fornecimento de um inovador sistema de monitorização remota (Wide-Area Monitoring System)

A REN encomendou à Efacec um sistema inovador, designado em inglês por Wide-Area Monitoring System, para a monitorização das suas redes de transmissão.

A necessidade de monitorização de redes de energia eléctrica, ao nível Europeu, foi realçada nos acontecimentos de Novembro de 2006, quando a rede Europeia foi dividida em três “ilhas”, devido a um corte na rede de transmissão na Alemanha. Na sequência, foi necessário efectuar um largo deslastre de frequência. Em Portugal, grande parte dessa tarefa foi efectuada por sistemas Efacec. A Associação para Coordenação da Transmissão de Energia Eléctrica (UCTE - Union for the Co-ordination of Transmission of Electricity), para prevenir a ocorrência de acontecimentos semelhantes aos de 2006, promoveu um conjunto de acções, entre as quais encontram-se a monitorização e medida em tempo real do estado de redes de transmissão de energia, tarefa que em Portugal é assegurada pela REN.

O âmbito de fornecimento da Efacec englobará a configuração, integração e comissionamento do sistema de monitorização remoto, composto por um sistema central, a ser instalado no Despacho Nacional e por unidades Phasor Measurement Units (PMU), a serem instaladas na subestação de transmissão Recarei, da REN.

Ao nível da subestação, as unidades PMU funcionam como unidades de aquisição, fazendo a medida das amostras de tensão, datadas por um relógio sincronizado por GPS, e transferindo essas medidas por uma rede TCP/IP para o sistema central. Ao nível do Despacho Nacional, o sistema central concentra e processa essa informação, fornecendo assim ao operador dados que permitem optimizar a gestão das redes eléctricas. O sistema central, com a sua arquitectura flexível, está preparado para futuras expansões, podendo vir a integrar novas unidades PMU de diversos fabricantes.

Com esta instalação, a REN terá mais segurança na gestão de redes e um maior conhecimento nas respectivas condições de exploração, e em consequência, poderá dar uma resposta mais rápida para diversas situações de emergência.


Subestação da REN


Para a Efacec, é muito importante participar nesta iniciativa inovadora, de acordo com o estado da arte e de impacto tão elevado. Esta encomenda evidencia a sua liderança como fornecedor de soluções de automação para redes de transmissão de energia no mercado nacional.

 
www.ren.pt