A REN encomendou à Efacec um sistema inovador, designado em inglês por Wide-Area Monitoring System, para a monitorização das suas redes de transmissão.
A necessidade de monitorização de redes de energia eléctrica, ao nível Europeu, foi realçada nos acontecimentos de Novembro de 2006, quando a rede Europeia foi dividida em três “ilhas”, devido a um corte na rede de transmissão na Alemanha. Na sequência, foi necessário efectuar um largo deslastre de frequência. Em Portugal, grande parte dessa tarefa foi efectuada por sistemas Efacec. A Associação para Coordenação da Transmissão de Energia Eléctrica (UCTE - Union for the Co-ordination of Transmission of Electricity), para prevenir a ocorrência de acontecimentos semelhantes aos de 2006, promoveu um conjunto de acções, entre as quais encontram-se a monitorização e medida em tempo real do estado de redes de transmissão de energia, tarefa que em Portugal é assegurada pela REN.
O âmbito de fornecimento da Efacec englobará a configuração, integração e comissionamento do sistema de monitorização remoto, composto por um sistema central, a ser instalado no Despacho Nacional e por unidades Phasor Measurement Units (PMU), a serem instaladas na subestação de transmissão Recarei, da REN.
Ao nível da subestação, as unidades PMU funcionam como unidades de aquisição, fazendo a medida das amostras de tensão, datadas por um relógio sincronizado por GPS, e transferindo essas medidas por uma rede TCP/IP para o sistema central. Ao nível do Despacho Nacional, o sistema central concentra e processa essa informação, fornecendo assim ao operador dados que permitem optimizar a gestão das redes eléctricas. O sistema central, com a sua arquitectura flexível, está preparado para futuras expansões, podendo vir a integrar novas unidades PMU de diversos fabricantes.
Com esta instalação, a REN terá mais segurança na gestão de redes e um maior conhecimento nas respectivas condições de exploração, e em consequência, poderá dar uma resposta mais rápida para diversas situações de emergência. |