Página Principal
Português   English   Français   Español   
 
Nº 8 - Julho 2008
 

»» Colocações em serviço

Durante o segundo trimestre de 2008, a Efacec efectuou um conjunto importante de colocações em serviço de sistemas de automação, para diversos clientes em Portugal, das quais se destaca as seguintes:

  - REN, Subestação de Estarreja
  - GENERG, Posto de Corte de Trancoso (segundo a norma CEI 61850)
  - EDP Distribuição, conjunto de 3 Subestações (Inha, Sousa, Monserrate) e Posto de Corte da Polipropigal
  - EDP Produção, conjunto de 14 Centrais mini-hídricas
   

REN, Subestação de Estarreja
 
Recentemente, a Efacec concluiu os trabalhos referentes à expansão de um sistema de Comando, Controlo e Protecção para a Subestação de Estarreja (220/60 kV) da REN (Redes Energéticas Nacionais), Portugal.
 
O âmbito de fornecimento para esta subestação, do tipo chave na mão, compreendeu um painel de transformador de 220/60 kV, com os seguintes sistemas:
- Sistema de Comando e Controlo do tipo CLP 500SCC
- Sistema de Protecção de Transformador, de terceiras partes
 
A subestação de Estarreja integra-se na rede de transmissão da REN, na Região Centro de Portugal, com uma topologia de barramento triplo com inter-barras e bypass nos 220 kV, e de barramento duplo com inter-barras nos 60 kV.
 
A composição da subestação é a seguinte:
- 4 Linhas de 220 kV
- 1 Painel de inter-barras de 220 kV
- 4 Transformadores de 220/60 kV
- 10 Linhas de 60 kV
- 1 Painel de inter-barras de 60 kV
- 2 Baterias de condensadores
 
As unidades de comando e controlo da Efacec comunicam com a unidade central UC 500E (numa configuração duplicada, do tipo hot standby) através do protocolo CEI 60870-5-104. Ambas as UC 500E comunicam com o Despacho Nacional através do protocolo CEI 60870-5-101. Para os quatro transformadores foi implementada a função de regulação automática de tensão.
 
A solução instalada distingue-se pela sua componente tecnológica, definida de acordo com a especificação da REN, a qual exigia um sistema de elevada complexidade técnica. Todos os sistemas são funcionalmente compatíveis com as soluções já implementadas pela Efacec em projectos anteriores da REN.
 
 
 www.ren.pt
 

GENERG, Posto de Corte de Trancoso (segundo a norma CEI 61850)
 

Recentemente, a Efacec concluiu a implementação de um sistema de Comando, Controlo e Protecção para o Posto de Corte de Trancoso (60 kV), para a GENERG, Portugal.

 
O Poste de Corte de Trancoso está localizado junto ao Parque Eólico de Trancoso (com uma potência total de 28 MW), a partir do qual foi implementada uma linha de 60 kV para o transporte da energia produzida até à rede da EDP.
 
A GENERG é uma empresa que actua na área das energias renováveis, com o objectivo de construir e explorar aproveitamentos de produção de electricidade a partir de fontes renováveis.
 
O sistema fornecido baseia-se numa arquitectura distribuída, suportada pela plataforma de supervisão, comando, controlo e protecção CLP 500SCC, constituída pelos seguintes níveis hierárquicos:
Unidade central – módulo de processamento central, tendo como funções a gestão de comunicações com o centro de hierarquia superior, a gestão da base de dados do sistema e a gestão de comunicações com o nível de aquisição
Unidades de protecção e controlo de painel – integrando funções de protecção, aquisição, comando e controlo, interface humana máquina distribuída e uma rede local de comunicações
 
As comunicações entre a unidade central e as unidades de painel, bem como entre as várias unidades de painel são realizadas através de uma rede local de fibra óptica, de acordo com a norma CEI 61850. As unidades de gestão de painel asseguram também as funções de automatismo e encravamentos.
 
 
 www.generg.pt
 

EDP Distribuição, conjunto de 3 Subestações (Inha, Sousa, Monserrate) e Posto de Corte da Polipropigal
 

Recentemente, a Efacec concluiu um conjunto de projectos na área de automação de subestações de distribuição para a EDP (Energias de Portugal), referentes à instalação de sistemas de Comando, Controlo e Protecção para várias subestações, nomeadamente Inha (60/15 kV), Sousa (60/15 kV) e Monserrate (60/15 kV), e para o posto de corte da Polipropigal (60 kV).

 

O âmbito das instalações, do tipo chave na mão, compreendeu os seguintes sistemas:
- Sistemas de comando, controlo e protecção baseados em CLP 500SCC
- Sistemas de protecção da Efacec e de terceiras partes

 

Foram instalados sistemas integrados de comando, controlo e protecção nas seguintes instalações:
-
Subestação de Inha (60/15 kV), com integração de protecções digitais da Efacec
-
Subestação de Sousa (60/15 kV), com integração de protecções digitais da Efacec
-
Subestação de Monserrate (60/15 kV), com integração de protecções digitais da Efacec e de terceiros
-
Posto de Corte da Polipropigal (60 kV), com integração de protecções digitais da Efacec

 
As soluções da Efacec baseiam-se em arquitecturas distribuídas, suportadas na plataforma de comando, controlo e protecção CLP 500SCC, integrando protecções numéricas que comunicam entre si.
 
As arquitecturas propostas pela Efacec permitem obter custos mais baixos de instalação, de ensaios e de manutenção, o que torna as soluções mais atractivas, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista de investimento.
 
Com estas entradas em serviço, a Efacec reafirma a sua posição de liderança em Portugal, no fornecimento de sofisticados sistemas de protecção, comando e controlo para subestações e postos de corte de distribuição.
 
 
 www.edp.pt
 

EDP Produção, conjunto de 14 Centrais mini-hídricas
 

Recentemente, a Efacec concluiu um conjunto de instalações referentes a sistemas de telecomando de centrais mini-hídricas, para a EDP Produção.

 
O âmbito de fornecimento, do tipo chave na mão, compreendeu:
- 14 Sistemas baseados na plataforma CLP 500FEP, com tecnologia sem partes móveis
- 1 Sistema SCADA duplicado, em versão LINUX, baseado no SCATE X GREEN, para o Centro de Comando
 
Os sistemas instalados nas centrais funcionam como gateway de diversos equipamentos existentes em cada central, enquadrando-se numa solução para telecomando das 14 centrais mini-hídricas. A implementação do Centro de Comando permite realizar o telecomando e gestão dessas centrais.
 
Este conjunto de realizações importantes vem confirmar a confiança demonstrada por parte da EDP nos sistemas de telecomando e automação de centrais hidroeléctricas e de mini-hídricas fornecidos pela Efacec. As soluções oferecidas caracterizam-se pela elevada flexibilidade, desempenho e disponibilidade.
 
 
 www.edp.pt