A Efacec ganhou um contrato de mais de 90 milhões de euros com a empresa eléctrica da Venezuela, CADAFE, sendo este o seu maior contrato de sempre na área da energia. A empresa Efacec Energia foi responsável por este contrato, respeitante ao fornecimento de transformadores de potência e de subestações móveis. Neste âmbito, a Unidade Automação irá fornecer sistemas de comando, controlo e protecção para as subestações móveis.
A CADAFE (
Compañía Anónima de Administración y Fomento Eléctrico) é a maior empresa eléctrica do Estado Venezuelano que fornece o serviço de electricidade a mais de três milhões de utilizadores, desenvolvendo uma infra-estrutura eléctrica em Geração, Transmissão e Distribuição de energia que lhe permite atender, hoje em dia, a mais de 80 por cento do território nacional.
A unidade de negócios Automação da Efacec vai fornecer gradualmente à CADAFE, entre 2009 e 2010, 24 sistemas de protecção, controlo e medida para subestações móveis de diferentes potências, cujo valor global é de cerca de 2,5 milhões de Euros.
O âmbito de fornecimento vai compreender a instalação dos seguintes sistemas:
- 3 Sistemas para subestações móveis de 36 MVA, 115/34,5 kV
- 3 Sistemas para subestações móveis de 36 MVA, 115/13,8 kV
- 11 Sistemas para subestações móveis de 10 MVA, 34,5/13,8 kV
- 7 Sistemas para subestações móveis de 15 MVA, 34,5/13,8 kV
Todos os sistemas de protecção, controlo e medida são baseados no
CLP 500SCC, plataforma distribuída de automação de subestações, os quais integram:
- Unidades centrais
UC 500E
- Unidades de controlo de painel
BCU 500
- Unidades de protecção da família
TPU 420 da Efacec
Todas as unidades são interligadas através de uma rede de comunicações Ethernet em fibra óptica. Cada plataforma CLP 500 tem a possibilidade de comunicar com o sistema de Despacho de Carga, através do protocolo standard DNP 3.0.
O presente contrato, assinado entre a Efacec e a CADAFE, reforça a nossa presença nos mercados da América Latina.